imposto de renda

Coronavírus: Conselho Regional de Contabilidade pede prorrogação da entrega do IR

O avanço do coronavírus e as medidas de prevenção ao contágio da doença acabam por mudar a rotina de diversos serviços. Em meio à crise financeira, um dos braços importantes da economia, o serviço de contabilidade, é uma atividade que, pela prática, pode ser um meio de contaminação. Com essa alegação, além de outras, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) juntamente com outras entidades relacionadas, publicou um manifesto direcionado à Receita Federal alertando para a necessidade do adiamento do prazo para a entrega do Imposto de Renda (IR), que, atualmente, é 30 de abril.

5 informações falsas sobre o coronavírus

Segundo a Delegada Regional do CRCRS de Santa Maria, Simone Terezinha Zanon, o papel do contador nesse momento é importante para a orientação de empresários que precisam de assessoria e consultoria para saber o que fazer com o caixa da empresa, quais são as prioridades e o que fazer com seus colaboradores. 

- Do jeito que as coisas estão postas, se essas obrigações acessórias não forem enviadas no prazo, as empresas que já estão tendo grandes prejuízos e terão seu caixa afetado, vão arcar ainda mais. Além de comprometer muitos empregos, a economia do país será ainda mais prejudicada. Se não é possível prorrogar o prazo do IR, pelo menos, que seja prorrogado o prazo das obrigações acessórias para evitar essas multas - afirma a contadora.

Segundo Simone, o Conselho Federal de Contabilidade já protocolou junto aos órgãos oficiais, ofícios solicitando essa prorrogação, mas não obteve êxito e nem resposta. As empresas de contabilidade vêm fazendo tudo o que podem para ajudar seus clientes. Inclusive, algumas descumprindo a quarentena, manuseando documentação e circulando as mesmas, que passam pelas mãos de muitas pessoas, possibilitando a transmissão do coronavírus.

HOME OFFICE
Eduardo Fank Saldanha, Delegado Regional do CRCRS de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó, afirma que a classe contábil entende o momento delicado e de crise que todos passamos. Mas que o CRCRS, também, pensa em toda a comunidade contábil, seus colaboradores e suas famílias.

- Adotamos medidas como home office e rodízio de trabalho para evitar maiores danos. Mas, mesmo assim, manuseamos documentações diariamente e nos traz riscos de contaminação. Em Santiago, tivemos a confirmação do primeiro caso de Covid-19. Assim, os riscos aumentaram exponencialmente agora - alerta o contador.

Remédios controlados podem ser comprados em maior quantidade do que está na receita

PRORROGAÇÃO DE TRIBUNOS 
A nota publicada pede que sejam estendidos os prazos para os seguintes compromissos fiscais: Sistema Público de Escrituração Digital (SPED Contribuições), Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD REINF), Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS - Simples Nacional), Declaração de Movimentação em Espécie (DME), Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS), Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (SISCOSERV), Capitais Brasileiros no Exterior (CBE-Bacen), Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web (DCTF-Web), Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (SPED eSocial).

Além do CRCRS assinam a nota entidades como OAB-RS, Fecomércio RS, Fórum dos Conselhos e Ordens, Sescon RS, Sescon Serra Gaúcha, Federacon e Ibracon. Leia a nota na íntegra:

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Bolsonaro quer liberar funcionamento de lotéricas

Próximo

Pelo menos três empresas surgem para auxiliar autônomos e microempresários

Economia